quarta-feira, 21 de março de 2012

BRIOCHE DOURADO.

Bom dia amigos hoje quarta feira, o meu dia preferido da semana.
Hoje vou postar para voces a receita deste pão maravilhoso que voce pode fazer a qualquer hora.
é um pão leve. textura suave meio adocicado, super facil de fazer, eu costumo dizer que fazer pão é uma verdadeira terapia, o ato de sovar a massa me faz um bem danado,rssss e sovo e sovo....e de hora em hora acompanho o crescimento da massa.. o que me faz feliz...e mais feliz ainda eu fico quando posso me sentar e come lo ainda quente e com aquela manteiga de boa qualidade derretendo por cima.Nhãnhãnhããããã como eu adoro... Vamos lá então mãos na massa.

INGREDIENTES.
240 ml de água morna
1 sache de fermento seco instantâneo(10gramas)
1 colher de sopa rasa de sal
4 ovos grandes..eu uso caipira
e + um para pincelar a massa (gema)
50 ml de mel mesmooo!!
50 ml de açucar mascavo
100 gramas de manteiga
4 xicaras de farinha de trigo
use mais caso seja necessário

Numa bacia grande misture o fermento, o sal,os ovos,o açucar mascavo,a manteiga e a água, pode parecer estranho mas é assim mesmo..mistura tudo....vá adicionando a farinha e misturando com as mãos para incorporar totalmente a farinha aos demais ingredientes.
use mais farinha se for necessário. a massa deve ficar embolada nas mãos...e nao grudenta .
cubra a bacia com um pano grosso, e deixe no forno por 2 horas ou pouco mais... ( EU COSTUMO DEIXAR O FORNO LIGADO POR 2 MINUTINHOS E APAGAR) só para dar uma aquecidinha.
Depois da massa crescer, sove a massa na pia..ou marmore ou onde vc tiver espaço.divida em duas partes iguais, faça 2 tiras largas e enrole uma na outra..tipo trança.
coloque a massa numa forma tipo bolo ingles untada com manteiga .conforme foto acima..se nao tiver compre uma é baratinha e vc vai usar muito....a minha é tipo de lata..comprei na loja de 1,99. ja compra logo 2 tá...
Deixe crescer novamente por mais uma hora dentro do forno.
passado este tempo aqueça o forno 180 graus
pincele a gema de ovo nos pães e assar 25 a 30 minutos ate dourar.
Bon apetit!!! Bom de maissssssss!!

Um comentário:

  1. Seu trabalho impecável que sempre admirei e falei muito bem dele, por algum moitvo você deixou, ou melhor achou melhor excluir o meu perfil do seu, desejo sucesso...Paz!

    ResponderExcluir